Tudo o que você aprendeu até agora é a base para resolver questões sobre construção e interpretação de mapas e perfis geológicos. A partir daqui, vamos aplicar essas técnicas em diferentes estruturas geológicas, começando pela discordância.
Principais conceitos
Principais Conceitos:
Em um ciclo deposicional, o contato entre duas camadas de rochas sedimentares pode apresentar variações de textura ou cor. Quando a sedimentação é brevemente interrompida, com ou sem erosão, temos o que chamamos de descontinuidade ou discordância.
Na Figura 1, observe a diferença entre um cilco deposicional contínuo (ciclo 2) e uma descontinuidade causada por não-deposição ou erosão. Nesta sequência, a diminuição de granulometria, da base (conglomerado) para o topo (siltito), indica uma redução na energia do ambiente deposicional, seguida por uma camada de calcário, típica de ambiente mais calmo.
Após a deposição do calcário, há uma nova camada de conglomerado na base da nova sequência, sugerindo um aumento na energia do ambiente e o início de um novo ciclo deposicional (cilco 3). Isso revela que houve um intervalo sem deposição ou com erosão entre os ciclos marcando uma superfície descontinua/discordante entre eles.
Figura 1: Coluna estratigráfica com ciclos deposicional contínuo marcado por discordancia.
Tipos de Descontinuidade/Discordância
Uma erosão entre duas camadas paralelas, mas que ainda representa um intervalo de tempo (hiato) entre elas.
Uma lacuna temporal (hiato) entre duas camadas sedimentares, sem sinais visíveis de erosão ou não deposição. Para sua detecção, são necessárias análises específicas, como estudos de fósseis (bioestratigrafia) para revelar a ausência desse intervalo.
Onde camadas inclinadas mais antigas são sobrepostas por camadas horizontais mais jovens, criando uma diferença clara na orientação entre elas.
Ocorre quando rochas ígneas ou metamórficas são cobertas por rochas sedimentares, indicando um longo período de erosão antes da deposição das camadas superiores.
Discordância em mapa
Uma discordância aparece em mapas geológicos como superfícies que interrompem a continuidade de um conjunto de camadas. Geralmente, ela é identificada pelo contraste na orientação das camadas acima e abaixo dessa superfície, como indicado na Figura 2.
Figura 2: Recorte do Mapa Geológico do Arcansas. Fonte: Office of the State Geologist
Dê uma olhada no mapa: as camadas a leste da discordância (em amarelo, representando sedimentos Cenozóicos) seguem a mesma direção da discordância, indo de NE a SW. Já as camadas a oeste da discordância (em rosa, marrom e azul, representando sedimentos Paleozóicos) têm uma orientação totalmente diferente, de WNW para ESE.
Isso mostra que as camadas mais antigas (Paleozóicas) foram cortadas de forma angular pelas mais jovens (Cenozóicas), deixando claro que essas rochas têm idades e histórias tectônicas bem diferentes.
Exercícios Resolvidos
Baixe aqui os Mapas 1 e 2.