A disciplina de Mapeamento Geológico I, você vai aprender a transformar paisagens em dados, observações em mapas e rochas em interpretações.
A jornada começa com a etapa preparatória, você vai se familiarizar com o contexto geológico da área de estudo, revisar trabalhos anteriores e desenvolver habilidades de fotointerpretação — tudo isso para chegar ao campo com olhar treinado e perguntas na cabeça.
Durante os 15 dias de trabalho de campo, a experiência ganha corpo: mapeamento geológico-estrutural em escala de semi-detalhe (1:10.000 a 1:50.000), uso da bússola geológica, confecção de mapas e caderneta de campo e coleta de amostras representativas para petrografia. Tudo isso aliado ao treino prático de localização e leitura do terreno.
Na etapa pós-campo, você aprenderá a organizar, interpretar e comunicar os dados: análise petrográfica das lâminas confeccionadas, construção de mapas e seções estruturais, estereogramas e, por fim, a redação de um relatório geológico completo e estruturado, com base em tudo o que foi coletado e estudado.
É a sua primeira imersão em campo como quase geólogo — e uma chance de aplicar na prática tudo o que você já aprendeu até aqui.
Prepare-se para sujar as botas e afiar o olhar!
Para detalhes da ementa de MG I acesse https://www.ementario.uerj.br/ementa.php?cdg_disciplina=12375